02/12/2011

Ah ... pois é!

Gripe das aves: cientistas criam vírus facilmente transmissível

Investigação realizada em Roterdão já gerou polémica por receio do uso em bioterrorismo ou de uma fuga acidental

Por: Redacção / SM  |  2- 12- 2011  13: 32

"Um grupo de cientistas criou em laboratório um vírus da gripe das aves que pode ser transmissível entre humanos através de um simples espirro. A investigação está a ser realizada em Roterdão e já gerou polémica.

Os cientistas partiram do H5N1 e mostraram que bastam cinco mutações específicas para o vírus se tornar tão facilmente transmissível como a gripe sazonal e sem perder o carácter mortífero, revela o jornal «Público».

Desde que foi detectado em 1997 na Ásia, o H5N1 infectou menos de 600 pessoas e sempre por contacto directo com aves infectadas. Não é facilmente transmissível, mas quando ataca os humanos é altamente letal. Seis de cada 10 infectados não sobreviveram.

O artigo foi aceite para publicação pela revista Science, mas está agora em standby por causa dos protestos que gerou na comunidade científica. Os resultados deste trabalho podem constituir uma receita para matar mais de metade da humanidade, o que levanta preocupações em relação a um possível uso em bioterrorismo ou uma fuga acidental."

Relacionado:

0 espirros:

Enviar um comentário

  © Blogger template PingooIgloo by Ourblogtemplates.com 2009. Adapted by Margarida Az (Julho, 2009)

Back to TOP