24/07/2009

Conselhos "AATCHOO": como evitar contágios(Parte 1)

Imagem: Revista Visão (via scanner)

No passado dia16 de Julho, a revista "Visão" publicou um "dossier" especial sobre a Gripe A e a sua prevenção. Entre outras passagens, apresentava, na página 77, uma caixa sobre os "Riscos de contágio" nos diversos lugares públicos, durante as férias de Verão.

Como o "Aaatchoo" está sempre pronto a fazer serviço público, aqui deixamos alguns conselhos práticos que traduzem para linguagem mais simples e prática cada um dos itens analisados, complementando-os.

Assim, vejamos, passo a passo:
"PRAIA- Por mais cheio que esteja o areal, será difícil que alguém contagie outra pessoa,porque não há interacção próxima com desconhecidos. Ainda por cima, trata~se de um espaço aberto."
SUGESTÕES "AAATCHOO"- Opte por praias menos concorridas, o que poderá implicar ter de ir para aquela praia com esgoto ao ar livre, perto da sua cidade.Poderá apanhar salmonelas, tétano e outras horríveis doenças, mas pelo menos evita a gripe A. Ou aproveite o pretexto para mandar calar os seus vizinhos de praia, criancinhas incluídas, explicando-lhes que, caso contrário, o vírus A se propaga rapidamente. O melhor conselho: vá nadar para o largo, o mais longe da costa que puder. Poderá morrer afogado, mas não de Gripe A. Último conselho, para as meninas: desistam da ideia peregrina de se fingirem aflitas e serem salvas pelo nadador-salvador. Lembrem-se: nada de "interacção próxima".
"PARQUES AQUÁTICOS- Como há filas de espera e as pessoas estão muito próximas umas das outras, pode haver possibilidade de contacto directo. As superfícies dos escorregas também podem ser focos de infecção, se bem que de risco reduzido."
SUGESTÕES "AAATCHOO"- Tem aqui um excelente, profiláctico e civilizado pretexto para fazer aquilo com que sempre sonhou: ... passar à frente dos outros na fila!

Também poderiamos aconselhá-lo a desinfectar os escorregas vigorosamente com álcool, antes de cada mergulho seu, mas os outros veraneantes mergulhadores não haviam de achar graça...
"BARES E DISCOTECAS- Cheios e fechados, com pobre circulação de ar, são locais que propiciam a transmissão. Nestes ambientes, também é fácil apanhar-se outras doenças,como a tuberculose."
SUGESTÕES "AAATCHOO"- Como pode reparar, pela delicadeza "politicamente correcta" das articulistas, as "outras doenças" que poderá apanhar não são apenas a humilde tuberculose! Estão implícitas outras mais temidas e/ou nojentas,quiçá mais antiquadas, que escusamos também especificar... O melhor é optar por festas ao ar livre, a estratégicos 10 metros, no mínimo, de qualquer outro ser humano. Uma boa ideia também será desatar a espirrar ou a tossir, dizendo em voz alta que gostou demais das recentes férias no México. Rapidamente verá que ficará com a pista de dança ou o bar só para si.
"CINEMA- O mesmo que num avião ou noutro meio de transporte- Só haverá perigo se as pessoas do lado estiverem infectadas. Pelo sim pelo não, se o cinema não estiver esgotado, procure cadeiras mais isoladas."
SUGESTÕES "AAATCHOO"- Opte por ver os filmes em repetição contínua gentilmente fornecidos pelos nossos canais televisivos, na segurança do seu lar. Se quiser mesmo ver um filme novo e concorrido, projectado no ecrã de cinema, compre mais uma vintena de bilhetes, leve uma mala com casacos e outras peças de roupa para a sala e espalhe-os pelas cadeiras em seu redor (aos lados, à frente,atrás). Se alguém perguntar se os lugares estão tomados, responda que sim, que os seus amigos apenas foram à casa de banho fazer inalações contra o catarral ou tomar o xarope da tosse.

Outra opção poderá ser desatar a gritar "Fogo!" no início da sessão e ver os outros a proceder à evacuação ... ordeira...Ou usar os mesmos truques que usaria na discoteca ou bar.

(continua) Ass: Alergia

2 espirros:

Hurtiga sexta-feira, julho 24, 2009  

Conselhos sensatos! Vou imprimir para distribuir às portas dos respectivos locais como manual de instrução. LOOOL!

Margarida Azevedo sexta-feira, julho 24, 2009  

Conselhos muito pertinentes, sim senhora, cara Alergia! ;-)

Enviar um comentário

  © Blogger template PingooIgloo by Ourblogtemplates.com 2009. Adapted by Margarida Az (Julho, 2009)

Back to TOP