24/07/2009

Conselhos "AAATCHOO": como evitar contágios (Parte 2)

Aqui continuamos os úteis conselhos do nosso blogue, em total exclusivo para os nossos leitores, como complemento de um artigo publicado na revista "Visão" no passado dia 16/7/2009, sobre a Gripe A.
Os mesmos versam, recorde-se, os riscos de contágio em espaços públicos, neste Verão.
"PARQUES DE CAMPISMO- Ao ar livre, não representam perigo. Nos balneários,contudo, poderá precaver-se evitando o contacto com as maçanetas e as torneiras, e redobrando o número de lavagens das mãos."
Sugestões "AAATCHOO"- Acampe à vontade, porém, para a sua higiene diária, opte pelas moitas e tome banho no rio ou no mar (não esqueça o sabonete e o papel...). Se tiver mesmo de frequentar os balneários, porque os dirigentes do Parque não o deixam aliviar-se atrás da casa da Recepcção ou lavar os dentes e/ou fazer a barba nos lava-louças, opte por arrombar as portas a pontapé, deixando-as depois abertas (quem não quiser que não olhe). Sobretudo, NUNCA lave as mãos nos balneários, para evitar as torneiras contaminadas. A cuspidela à cavador e enxugadela com a toalha de praia servem perfeitamente, para cumprir escrupulosamente o conselho de redobrar "o número de lavagens de mãos". Se ninguém estiver a ver, opte de novo pelos lava-louças.
"PISCINAS- Se for mergulhar numa piscina coberta em Buenos Aires e estiver aos beijinhos a um ou uma local... é provável que apanhe gripe A. Caso contrário, não há qualquer problema em frequentar estes espaços."
Sugestões "AAATCHOO"- Recapitulando para ficar bem explícito: nunca mergulhe em piscina coberta em Buenos Aires, Argentina. Prefira as piscinas cobertas de Toronto, Canadá. Poderá, à vontade, optar por dar beijinhos a um ou uma local do Rio de Janeiro ou da Cidade do México (os especialistas em beijinhos recomendam a primeira opção...). Se fizer isso, é provável que NÃO "apanhe gripe A". Esqueça o herpes labial e relaxe!
"FESTIVAIS DE VERÃO - Os organizadores dos principais festivais de música não accionaram planos de contingência para as edições deste Verão. Mantêm as equipas médicas do costume,este ano com mais uma responsabilidade- a de detectar algum sintoma gripal. Evite os ajuntamentos e mantenha-se a uma certa distância das pessoas que não conhece. De resto, desfrute da música."
"Sugestões "AAATCHOO"- Por detrás das delicadas palavras das jornalistas, há a insinuação subtil que, mais uma vez, os organizadores de Festivais optaram pelo lucro fácil e pela estratégia do "Tudo ao molhe e..." pé na lama! Sublinham ainda que as equipas médicas são as "do costume" (o que poderá esconder-se atrás desta expressão?), ou seja, quem já as conhece de anos anteriores que avalie e/ou se precaveja!
O AAATCHOO sugere, para começar, que evite ir aos festivais (até poupa dinheiro!). Se quiser ir, ao menos vá ver apenas os espectáculos de fim de tarde, com músicos estreantes, que costumam estar mais desafogados, senão mesmo que às moscas (também são desaconselháveis... as moscas). Para escutar as estrelas de cartaz, opte para ir para um morro isolado e próximo do festival e esperar que o vento lhe seja favorável. Escutará tão bem ou melhor, com as vantagens acrescidas de não estar apertado, não apanhar pisadelas nem ver-se brindado com os cheiros de sovacos ou com os vomitados dos embriagados. E , sobretudo,nada de "moches" ou de namoros de Verão/Festival em regime de "Amor-livre"!
Se por acaso for médico, não aceite convite para as tais equipas médicas: veja só a responsabilidade adicional que iria ter!
"De resto, desfrute a música". De preferência nos seu MP3 ou aparelhagem... em casa.
"CENTROS COMERCIAIS- São sítios normalmente espaçosos e bem arejados. Por isso, nem se aconselha o distanciamento social. Mas, se puder, prefira espaços ao ar livre."
Sugestões "AAATCHOO - Continue a consumir à vontade nas Catedrais da Modernidade. Sobretudo, a frequentar os self-services e apinhados restaurantes, a respirar com a ajuda daqueles belíssimos sistemas de ar condicionado, a acorrer às suas modernas casa de banho, de torneiras com sensores ou sem eles! E, meninas e meninos: podem flirtar à vontade com o segurança espadaúdo ou com a menina do quiosque.
No entanto, de preferência, opte por acorrer às nossas belas feiras ao ar livre, especialmente aquelas de Verão com amostras gastronómicas e grande afluência.
"HOTÉIS- Não serão locais de risco, porque está assegurada a distância entre hóspedes. No entanto, a Associação de Hotelaria de Portugal enviou um dossiê especial sobre a gripe, com recomendações para lidar com a doença: «aconselhar os clientes a permanecerem no quarto até receberem tratamento médico(...); activar protocolos de descontaminação dos quartos dos doentes(...); manter uma boa e frequente ventilação(...).»"
Sugestões "AATCHOO"- Ao chegar ao Hotel, depois de se registar, espirre de forma sonora ou tussa e queixe-se das correntes de ar que apanhou na sua viagem desde os E.U.A.. Verá: de imediato terá a sua reserva de exíguo quarto duplo a dar para as traseiras a ser substituída pela sua instalação na suite nupcial ou até, quem sabe, com sorte, na Suite Presidencial, para ficar bem assegurada a "distância entre os hóspedes".
Caso isso não resulte, mande ao menos desinfectar o cartão ou a chave do quarto de cada vez que lho/a entregarem e faça-se difícil em cada detalhe. De imediato preferirão sacrificar mesmo a Suite Presidencial a ter de o /a aturar.
Quanto ao "dossiê" de recomendações da A.H.P., desengane-se: o mesmo tem subjacente a filosofia de que você,caso tenha a infelicidade de apanhar a gripe A, será abandonado como um cão velho no seu quarto ("permanecer" nele até...), terá a visita, não dos empregados a trazer-lhe o jantar, mas de uns senhores com fatos estranhos a fumigar o seu quarto e a sua pessoa ("descontaminação"). Por isso, se tal acontecer, abra de imediato as janelas de par em par, antes que os donos do Hotel mandem alguém arrancá-las liminarmente ( para "manter uma boa e frequente ventilação").

Verá: Siga todos estes conselhos... e vá de férias descansado!
(Nota: qualquer semelhança entre estes conselhos e a Realidade será pura coincidência!).
Sugestões da vossa dedicada redactora: Alergia

2 espirros:

Alergia,  sexta-feira, julho 24, 2009  

Ainda não apareceu ninguém para o porto de honra?
Trago aqui a garrafinha? `Têm cálices?

Enviar um comentário

  © Blogger template PingooIgloo by Ourblogtemplates.com 2009. Adapted by Margarida Az (Julho, 2009)

Back to TOP