28/10/2009

EUA recusam vacina para gripe A usada na Europa

A vacina que está a ser usada em Portugal contra a gripe A não foi aprovada pelos Estados Unidos por conter substâncias na sua composição que podem alegadamente causar danos à saúde dos que a tomam. Trata-se da Pandemrix, vacina aprovada pela Organização Mundial da Saúde e escolhida pela Agência Europeia do Medicamento para ser usada em todos os Estados membros. E em relação à qual o Infarmed garante terem sido feitos todos os testes de qualidade (...)

Nos EUA, a Pandemrix não foi aprovada porque contém uma substância, o escaleno, que alegadamente provoca a alteração do sistema imunitário. Vários estudos ligaram os seus efeitos à síndrome da Guerra do Golfo porque terá sido utilizado como adjuvante na vacina do antrax (ler coluna ao lado). O que está em causa nesta vacina, segundo os seus detractores, são dois componentes que se encontram tanto na própria vacina como no adjuvante que lhe é adicionado para aumentar os efeitos.

Apesar de a vacina da GlaxoSmithKline (GSK) estar em conformidade com as regras europeias da Organização Mundial de Saúde (OMS), ela contém, segundo a informação que esteve no site da farmacêutica até ontem a meio do dia, cinco microgramas de tiomersal - na vacina - e 10, 69 miligramas de escaleno - no adjuvante -, cujos efeitos secundários são polémicos e considerados insuficientemente testados nos seres humanos. Estes dois produtos são necessários para potenciar os efeitos da vacina de modo a que a já gigantesca produção do medicamento satisfaça a procura em menos tempo de produção. O escaleno reduz o tempo da cultura de vírus inactivos e o tiomersal permite utilizar o sistema da multidose.



(Link)

1 espirros:

Anónimo,  quarta-feira, outubro 28, 2009  

Parabéns pelo blogue.
J.M.


Substâncias polémicas

Hoje

As farmacêuticas norte-americanas viram recusada a utilização deste adjuvante pela FDA (Agência Federal dos Medicamentos) devido aos seus alegados efeitos no sistema nervoso. O único adjuvante permitido nos EUA é o alumínio. Refira-se que o adjuvante da vacina contra o antrax, utilizado na Guerra do Golfo, continha escaleno e que aquela agência equacionou a ligação entre os efeitos e as causas, apesar de nunca ter existido estudo conclusivo. O escaleno estimula o sistema imunitário e potencia a resposta à vacina.

A sua utilização alarma devido à toxicidade que pode causar danos em grávidas e, ainda sem comprovação científica, autismo em crianças. Na Dinamarca, o tiomersal foi eliminado das vacinas, enquanto um estudo norueguês, de 2007, reportava que 1,9 dos adultos reagiam alergicamente. Segundo o Infarmed, "encontra-se na Pandemrix enquanto conservante. É um composto derivado do mercúrio, sendo largamente utilizado (...) nas vacinas de forma a prevenir potenciais contaminações microbianas". Nega a associação feita há alguns anos entre a utilização de vacinas contendo tiomersal e a ocorrência de distúrbios a nível do desenvolvimento neurológico. A Agência Europeia do Medicamento concluiu que não existe evidência" dessa associação".

A GSK informa que mais de 150 mil pessoas já foram vacinadas com Pandemrix e que mais de 2000 participam em estudos em curso. Até à data, mostram que o adjuvante tem uma tolerância similar ao aprovado pela EMEA para a vacina da H5N1. Os estudos em 200 crianças entre os 6 e os 36 meses também estão em curso em Espanha.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1403056

Enviar um comentário

  © Blogger template PingooIgloo by Ourblogtemplates.com 2009. Adapted by Margarida Az (Julho, 2009)

Back to TOP