07/08/2009

A sério??? Quem diria...

imagem: http://www.swissinfo.ch/xobix_media/images/sri/2009/sriimg20090727_11006132_0.jpg

Gripe A: Inventor do Tamiflu faz fortuna
Ao certo ninguém sabe quanto deverá render o Tamiflu a Norbert Bishofberger, o cientista austríaco que criou o único medicamento para a Gripe A em meados dos anos 90. Mas muitos milhões serão certamente. Clique para visitar o dossiê especial gripe A.

Até ver, há pelo menos uma pessoa que poderá facturar milhões com a pandemia de Gripe A : O austríaco Norbert Bishofberger, 55 anos, o inventor do Tamiflu.

O único fármaco capaz de travar o vírus H1N1, foi criado durante os anos 90 por cientistas da empresa especializada em investigação e desenvolvimento de medicamentos, Gilead Sciences, liderados por Bishofberger, que ainda hoje detém os seus direitos. Recorde-se, no entanto, que a produção e distribuição está a cargo da farmacêutica Suíça, Roche.
Tendo recebido em 2008 mais de 4,3 milhões de dólares, números avançados pela revista "Forbes" (cerca de €3 milhões), Norbert Bishofberger é actualmente director de investigação e vice-presidente desta empresa com sede em Foster City, Califórnia, EUA.
De acordo com o site da Gilead Sciences , a empresa "cresceu rapidamente durante as duas últimas décadas", facturando "mais de cinco mil milhões de dólares" por ano (€3.5 mil milhões).
Por cada caixa de Tamiflu que é vendida, o seu inventor ganha uma percentagem, mas refuta, em absoluto, qualquer acusação de oportunismo. Os seus colegas garantem mesmo que a motivação de Bishofberger sempre foi de ordem científica e não económica.
Em entrevista a um jornal alemão este fim-de-semana, afirmou que foi "uma bênção" ter inventado o Tamiflu defendendo ainda que as pandemias são as maiores ameaças para a humanidade.
"Acho que a ameaça de novas bactérias ou agentes virais é mais alta do que o potencial de uma guerra nuclear", rematou o cientista que, por causa das tosses, garantiu que guarda em casa algumas caixas do medicamento.

3 espirros:

Margarida Az sexta-feira, agosto 07, 2009  

A vergonha do costume e como sempre, a conivência dos governos. Só à bomba!

Alergia sexta-feira, agosto 07, 2009  

A sério?! Enriqueceu?! Que estranho...
Nem a nenhum de nós passara sequer essa suspeição pela cabeça!

Alergia sexta-feira, agosto 07, 2009  

Eu também fui ver hoje se já era euromilionária. Mas nada feito (caso contrário não estaria agora aqui, lol...). Acho que me vou dedicar a essa coisa das viroses. Espero que não apanhando uma, claro. :-(

Enviar um comentário

  © Blogger template PingooIgloo by Ourblogtemplates.com 2009. Adapted by Margarida Az (Julho, 2009)

Back to TOP